Octavio Tarquínio de Souza
De mãe e pai pernambucanos, Octávio Tarquínio de Souza nasceu em 7 de setembro de 1889. Aos 13 anos, ingressou na Faculdade Nacional de Direito e aos 18 saiu bacharel. Trabalhou nos Correios como segundo oficial e em 1918 foi nomeado Procurador do Tribunal de Contas da União. Em 1932, chegou a ser ministro do Tribunal e em de 1934 a 1936 foi presidente do TCU. Além da carreira no órgão público, Octávio atuou como ficcionista, historiador e tradutor. Colaborou com revistas e jornais do país como “Correio da Manhã”, “Tribuna da Imprensa”, e “A noite”, do Rio de Janeiro, e Folha da Manhã, de São Paulo.
Seu primeiro livro foi publicado em 1914, chamado “Monólogo das Cousas”. Também ajudou a preparar a primeira “Edição Comentada do Código Civil”, aprovada em 1916. São livros de sua autoria “História de Dois Golpes de Estado”, “A vida de D. Pedro I”, “Fatos e Personagens em Torno de um Regime”, “História dos Fundadores do Império do Brasil”, entre outros.
Como tradutor, trouxe para o português a obra “Rubaiyat”, de Omar Khayam. O livro têm traz poemas de uma só quadra de origem na literatura persa pré-islâmica.
Fonte: Senado Federal, Tribunal de Contas da União e Biblioteca Octavio Tarquinio