Adriana Lisboa
Mestre em literatura brasileira e doutora em literatura comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro em 1970 e é autora de diversos romances, coletâneas de contos, poemas e livros infantojuvenis. Algumas obras de destaque são Sinfonia em branco, ganhador do prêmio José Saramago, e Azul-Corvo, um dos livros do ano eleitos pelo jornal inglês The Independent. Pelo conjunto da obra, já recebeu o prêmio Moinho Santista.
Adriana chegou a ministrar aulas no departamento de espanhol e português na Universidade do Texas, em Austin, e foi também escritora residente na Universidade da Califórnia Berkeley. Já morou na França, na Nova Zelândia e vive atualmente nos Estados Unidos, com a família.
Como tradutora, se destacam a tradução ao português do livro A porta, poemas de Margaret Atwood; Uma voz vinda de outro lugar, de Maurice Blanchot; Hiroshima meu amor e Moderato cantabile, de Marguerite Duras; O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë; A estrada, de Cormac McCarthy; além de ter assinado com Mariana Ianelli uma seleção e tradução de 40 poemas de José Lezama Lima, intitulada Dupla noite.